terça-feira, junho 19, 2007

New Wave


Ele há coisas do diabo... os Against Me!, autores da letra do meu post anterior, estão prestes a lançar um novo album. Nada de extraordinário, aparentemente seria só mais um de uma carreira bem gerida. E bem gerida porquê? Porque estes rapazes de Gainsville (Rock City, já diziam os vendidos da mesma cidade), Florida, foram subindo, passo a passo, até chegarem ao topo.
Não, não é ao Top da Billboard ou qualquer outro. A palavra é mesmo topo. Topo de uma desejada e ponderada ascensão, que começou de forma totalmente DIY, passou pela Plant-it-X Records, pela Fat Wreck Chords e que agora chegou até à Sire Records (major label, que tem nas suas fileiras os Depeche Mode e os HIM, entre outros). Sell Out? Não creio. Como disse Tom Gabel, líder e único elemento original da banda : "Eles apenas nos dão dinheiro para gravar os discos e depois tratam da sua distribuição. Apenas temos mais e melhores condições de trabalho, não foi propriamente vender a alma ao diabo."
Isto pode parecer estranho para conhecer apenas a vertente anarcho-punk da banda, mas era um passo óbvio para quem estava mais bem informado - desde o sucesso de Reinventing Axl Rose (Fat Wreck Chords, 2003) que a banda estava referenciada por várias majors. Além de que, estranhamente (ou não), este é o único disco dos Against Me! que não tem uma única guitarra acustica, e que tem uma orientação mais rock que os anteriores.
Produzido pelo lendário Butch Vig (que aceitou produzir a banda após ter visto um concerto em LA "(...) fiquei espantado com a energia deles em palco, e há muito tempo que não ia a um concerto onde o público cantasse todas as letras a plenos pulmões (...)"), New Wave é lançado no dia 10 do próximo mês. E a avaliar pelas duas músicas já conhecidas, Americans Abroad e White People For Peace os Against Me! não recuaram um passo sequer nas suas posições e ideais.
Fletcher Dragge disse-me um dia que "If you work for the man you can´t be in a punk band". Será que esta máxima ainda está válida?

Sem comentários: